De marcas de supercarros a atletas de ponta e grafiteiros, os nomes com os quais as marcas de relógios de luxo colaboram refletem o meio cultural da época. Nos últimos anos, jogos e e-sports forneceram um terreno fértil para parcerias relojoeiras.
Em fevereiro, a empresa de relógios suíço-italiana Panerai e a marca de jogos doméstica Razer saíram juntas em um pop-up que durou três semanas fora de Ion Orchard. A parceria começou no final de 2021, quando eles uniram forças para apoiar a organização ambiental sem fins lucrativos Conservation International.
+ Jimin, do BTS, é o novo embaixador da joalheria Tiffany & Co.
+ Michael B. Jordan estrela coleção de primavera/verão 2023 da Calvin Klein
+ Rapper Pharrell Williams é novo diretor criativo da Louis Vuitton
Naquele ano, Frederique Constant e Hamilton também fizeram parceria com os videogames Tennis Manager e Far Cry 6, respectivamente. Além disso, no ano passado, a Tag Heuer lançou um relógio turbilhão de $ 36.000 com personagens de Mario Kart correndo ao redor da gaiola do turbilhão. Mesmo que alguns possam questionar a ligação entre os dois mundos, faz sentido que as marcas de luxo aproveitem os e-sports. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Statista, existem mais de 3,24 bilhões de jogadores em todo o mundo, com idade média de 35 anos. São muitos compradores em potencial de relógios.
No entanto, em uma entrevista com os CEOs da The Peak, Panerai e Razer, Jean-Marc Pontroue e Tan Min-Liang insistem que as vendas de produtos não são a prioridade em sua parceria.
Tornando-se verdes juntos
“Nosso foco está em nossa iniciativa conjunta de sustentabilidade”, diz Razer’s Tan, que fala com uma eloqüência que reflete sua antiga profissão como advogado. Fã da Panerai, Tan iniciou o encontro com o relojoeiro italiano. A ideia da colaboração surgiu há 20 anos, quando ele comprou um relógio Panerai para se recompensar. “Foi um modelo básico e o primeiro relógio que comprei com o salário do meu primeiro emprego!” ele diz, rindo.
Ambas as empresas perceberam no encontro que compartilhavam uma paixão pelo meio ambiente. O interesse da Panerai está na sustentabilidade marinha, enquanto a Razor apoia o reflorestamento, entre outras atividades ecológicas. “Eram dois lados da mesma moeda”, diz Tan, “então Jean-Marc e eu conversamos sobre nosso foco no meio ambiente e o que poderíamos fazer juntos”.
“A verdadeira história é que a Conservation International nos uniu”, observa Pontroue, com seu talento característico para o drama. A organização sem fins lucrativos trabalha com a Razer como parte do programa de sustentabilidade de 10 anos #GoGreenWithRazer. Até o momento, o apoio da Razer ajudou a Conservation International a proteger mais de um milhão de árvores. Por sua vez, a Panerai lançou no ano passado a Iniciativa de Conservação do Oceano Panerai, desenvolvida em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco (IOC-Unesco).
Como uma equipe, ambas as marcas estão apoiando a pesquisa de espécies marinhas da Conservation International.
O projeto marca especificamente as raias manta via satélite para coletar dados para a conservação dessas criaturas e de seus habitats.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!